Ao acessar esta funcionalidade, a seguinte tela é exibida:
Preenchimento dos campos:
Todos os campos obrigatórios estão sinalizados com um asterisco (*).
Ao iniciar o preenchimento dessa área o usuário deverá selecionar o Tipo de Interessado, que pode ser Aluno, Pessoal, Órgãos ou Outros. Cada Tipo abre uma área diferente para preenchimento, conforme segue:
Ao selecionar Tipo "Aluno":
Obs.: O SIGAD possui integração com o sistema da DAC, portanto, ao informar o R.A. do aluno no campo "Código da Unicamp", o sistema trará automaticamente todas as informações do Interessado. Caso o Interessado não esteja cadastrado no banco de dados do sistema da DAC, o SIGAD emitirá a mensagem "Nenhum registro encontrado" e o usuário deverá preencher manualmente os demais campos.
O sistema permite a inserção de quantos Interessados forem necessários. Para inclusão de novo Interessado clicar em . Para excluir um Interessado clicar no
correspondente. Quando o usuário informa mais de um Interessado, o campo "Principal" pode ser alterado, conforme exemplo:
O SIGAD aceita apenas um Interessado como principal. Todas as orientações anteriores se aplicam aos demais Interessados, que serão detalhados a seguir.
Ao selecionar Tipo "Pessoal":
Obs.: O SIGAD possui integração com o sistema da DGRH, portanto, ao informar a matrícula do funcionário no campo "Código da Unicamp", o sistema trará automaticamente todas as informações do Interessado. Caso o Interessado não esteja cadastrado no banco de dados do sistema da DGRH, o SIGAD emitirá a mensagem "Nenhum registro encontrado" e o usuário deverá preencher manualmente os demais campos.
Ao selecionar tipo "Órgão":
Neste caso, o campo "Documento de Identificação" ficará em branco e o campo "Nome" será preenchido automaticamente assim que o usuário informar o código da unidade/órgão.
Ao preencher Tipo "Outros":
Ao iniciar o preenchimento dessa área o usuário deverá indicar se pesquisará o Tipo Documental (tipo específico de processo; último nível do Plano de Classificação) entre seus Favoritos ou se fará a Busca (no Plano de Classificação completo disponível no SIGAD).
Ao selecionar que o acesso ao documento é PÚBLICO o SIGAD não abre campos adicionais.
Neste caso, todos os dados da ficha do processo digital estão visíveis para os usuários do SIGAD. Ao adicionar documentos nesse processo com acesso PÚBLICO, todos ficarão visíveis para os usuários do SIGAD.
Ao selecionar que o acesso ao documento é RESTRITO, o seguinte campo é exibido ao usuário:
Neste caso, mesmo classificado como RESTRITO todos os dados da ficha do processo digital estão visíveis para os usuários do SIGAD. O que muda é na hora de inserir os documentos: mesmo que esses documentos sejam classificados como PÚBLICO, o acesso ao conteúdo desses documentos fica restrito apenas à unidade responsável pelo processo e às unidades pelas quais esse processo tenha tramitado. Os demais usuários do SIGAD não possuem acesso ao conteúdo dos documentos.
Ao selecionar que o acesso ao documento é SIGILOSO, os seguintes campos são exibidos ao usuário:
Tanto para Titular quanto para Suplente, as orientações para preenchimento são as seguintes: no primeiro campo deve ser informada a matrícula do usuário a ser indicado, caso essa informação seja conhecida. Ao digitar a matrícula e teclar TAB ou Enter automaticamente o SIGAD adiciona o usuário desejado nesse campo. Caso a matrícula não seja conhecida é possível digitar parte do nome da pessoa no segundo campo e teclar TAB ou Enter; o SIGAD realizará a pesquisa. É possível ainda usar a lupa ao lado do campo, que abre uma janela para a consulta de usuário, cujos filtros encontram-se especificados em Gerenciar Usuário
Neste caso, a ficha do processo digital só é visível para os usuários Titular e Suplente (responsáveis pelo sigilo). Isso também é válido para o conteúdo dos documentos inseridos no processo, mesmo os que sejam classificados como PÚBLICO, ou seja, somente os responsáveis pelo sigilo podem visualizar esse conteúdo.
Nessa área o usuário deverá informar o número do processo ascendente, se houver. Esse campo não é de preenchimento obrigatório, só deve ser informado nos casos em que o processo digital a ser criado tenha se originado a partir de outro processo (digital ou convencional).
Nessa área o usuário deverá informar o número de documento relacionado ao processo que está sendo criado. É possível informar número de documento avulso (registro e protocolo), dossiê e processo. Esse relacionamento é diferente do parentesco: no parentesco informamos o número do processo que deu origem ao que está sendo criado; no caso do documento relacionado informamos documentos que possuem assuntos em comum ao processo que está sendo criado.
O botão permite que o usuário cancele a operação em andamento e limpa todos os campos para inserção de novas infromações.
O botão cria o processo digital.
A Ficha de Protocolo traz todas as informações que o usuário preencheu no momento da criação do processo digital. A área "Documento Digital" listará todos os documentos que forem inseridos no processo, seja por captura, por produção dentro do SIGAD ou por juntada de um documento já existente no sistema. Algum ícones já aparecem para o usuário, conforme segue:
(Histórico de Andamento): este ícone permite acesso rápido à funcionalidade Consultar Histórico de Andamento, que lista todos os trâmites do processo digital (em aberto ou concluídos); no caso deste processo recém-criado ainda não há histórico a exibir.
(Tramitar): permite o encaminhamento do processo digital para outras unidades/órgãos.
(Alterar Ficha): permite a alteração dos dados da Ficha de Protocolo do processo digital; é um atalho para a funcionalidade Alterar Protocolo de Documento.
(Gerar PDF): permite gerar um arquivo .pdf do processo digital (completo ou parcial).
(Novo Documento Digital): permite a inclusão de um documento no processo digital. As orientações para inclusão de um novo documento digital encontram-se especificadas na página Novo Documento Digital.
: permite o protocolo de um novo documento; direciona o usuário para a funcionalidade que permite protocolo de documentos convencionais e avulsos/dossiês digitais.