Ao acessar essa funcionalidade, a seguinte tela é exibida:
Preenchimento dos campos:
É possível inserir várias unidades na inclusão de uma espécie, conforme imagem a seguir:
Obs.: a lupa ao lado do campo é utilizada para consultar o código da Unidade, caso o usuário não tenha essa informação. As orientações para preenchimento dos campos estão no item Gerenciar Unidade deste manual.
O é utilizado para excluir uma Unidade da listagem.
Para inserir metadados, é necessário digitar o nome do metadado, em letras maiúsculas, no campo correspondente, conforme imagem a seguir:
1. Marcar a opção "obrigatório?" quando o metadado for obrigatório para a espécie que está sendo cadastrada; dependendo da espécie, alguns metadados são opcionais.
2. Marcar a opção "Edição Bloqueada?" quando esse metadado não puder ser alterado pelo usuário na produção de documentos.
3. Indicar se o metadado que está sendo adicionado deve ser reaproveitado em algum campo da Ficha de Registro (o metadado é preenchido na produção de documento; quando o documento é registrado, o sistema pode reaproveitar esses metadados na Ficha de Registro). Se o metadado não for reaproveitado, basta deixar esse campo sem preenchimento.
A inclusão de todos os metadados da espécie deverão seguir este procedimento, conforme exemplo a seguir:
O é utilizado para excluir um Metadado da listagem.
O botão interrompe a operação em andamento e direciona o usuário para a tela de consulta de espécie.
O botão é utilizado para concluir a inclusão da espécie. Após o preenchimento de todos os dados necessários, ao acionar este botão o SIGAD emite a mensagem "Inclusão realizada com sucesso" e exibe a seguinte tela de detalhe:
Além das informações sobre a espécie, a tela de detalhe traz alguns botões, cujas funções são as seguintes:
(Voltar): retorna à tela inicial da funcionalidade.
(Alterar): permite a alteração dos dados referentes à espécie.
(Desativar): permite a desativação da espécie.